não fazer farinha com - перевод на русский
Diclib.com
Словарь ChatGPT
Введите слово или словосочетание на любом языке 👆
Язык:

Перевод и анализ слов искусственным интеллектом ChatGPT

На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:

  • как употребляется слово
  • частота употребления
  • используется оно чаще в устной или письменной речи
  • варианты перевода слова
  • примеры употребления (несколько фраз с переводом)
  • этимология

não fazer farinha com - перевод на русский

Obrigações de não-fazer; Obrigações de não fazer

farinha de trigo         
(Браз.) пшеничная мука
farinha         
{f}
- мука
farinha d'água         
(Браз.) маниоковая мука

Определение

farinha
sf (lat farina)
1 Pó obtido pela trituração de cereais e outras sementes e raízes, usado na panificação e em preparações culinárias em geral.
2 Pó que se obtém pela trituração de uma substância farinácea.
3 Casta, espécie, raça.
4 Gabolice, prosápia, vaidade.
5 Bot Planta leguminosa (Dimorphandra mollis); faveira.
6 Substância moída: Farinha de ossos; farinha de sangue
F.-d’água: a) farinha de mandioca de inferior qualidade, feita de mandioca mergulhada em água durante alguns dias; b) a que se faz de mandiocapuba
F.-de-guerra:V farinha de mesa. F. de mesa: farinha comum de mandioca; farinha-de-pau, farinha seca, farinha suruí, farinha-de-guerra. F.-de-pau: aquela que se obtém pulverizando e exsicando a raiz da mandioca
F. de peixe: substância farinhenta, constituída de peixes e resíduos de peixes secos, moídos, e usada como adubo e em alimentos de animais
F. de rosca: pão torrado e moído como farinha, que se usa para empanar. F.-do-reino: farinha de trigo
F.-farelo: certo jogo popular
F.-fóssil: V diatomito. F
grossa: farinha-d’água
F.-queimada: certo bailado popular
F.-seca, Bot: nome comum a várias árvores e ervas brasileiras de diversas famílias, entre outras: a) árvore da família das Sapindáceas (Tripterodendron filicifolium); b) árvore da família das Esterculiáceas (Basiloxylon rex); também chamada mapeiroá e pau-rei; c) árvore da família das Ocnáceas (Ouratoea castanaefolia), de madeira empregada em construções e de casca medicinal; também chamada manga-do-mato, mangue-do-mato, manuel-comprido e pau-da-serra; d) árvore ornamental da família das Ocnáceas (Ouratoea coccinea); e) árvore da família das Leguminosas (Peltophorum vogelianum), de madeira aproveitável e raízes, folhas e frutos medicinais; também chamada sobrasil e tamboril-bravo; f) planta da família das Mirsináceas (Cybianthus detergens), também chamada jacaré-do-mato; g) planta da família das Sapindáceas (Dilodendron bipinnatum), de semente oleaginosa; também chamada mamona-pobre e pau-pobre
F. suruí:
farinha de mesa. Andar vendendo farinha: com a camisa fora da calça
Não tirar farinha com alguém: não levar a melhor; não levar vantagem
Ser farinha do mesmo saco: ser pessoa da mesma laia que outra.

Википедия

Obrigação de não fazer

As obrigações de não fazer (ou obrigações negativas) são aquelas em que o devedor fica obrigado a se abster, mantendo-se em uma situação de omissão para com o credor. Assim como as obrigações de fazer, integram as obrigações de prestação de fato, sendo que aquelas pressupõem uma ação, enquanto nestas não se pratica o ato que livremente o faria se não estivesse obrigado.

As obrigações de não fazer são sempre personalíssimas e indivisíveis; e podem se dar por meio de contrato, de lei ou de sentença judicial, ocorrendo nos casos em que o devedor é obrigado a se abster da prática de algum ato que normalmente poderia exercer ou quando é obrigado a permitir certos atos, aos quais poderia se opor, não fosse a obrigação assumida.

É importante salientar que tais prestações devem respeitar certos limites, não exigindo do devedor grande sacrifício da sua liberdade ou não indo de encontro aos direitos fundamentais da pessoa humana, pois, do contrário, serão ilícitas.

Como exemplos, podemos citar o caso de um dono de supermercado que se obriga a não abrir outro deste no mesmo bairro, ou mesmo do comprador que se obriga a não construir, no terreno adquirido, edifício superior a uma altura determinada. No entanto, quando praticam o ato do qual se obrigaram a não fazer, temos a inadimplência. Assim dispõe o art. 390, segundo o qual “nas obrigações negativas, o devedor é havido por inadimplente desde o dia em que executou o ato de que se devia abster”.